×
Siga nós

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

31 março, 2021

Para acompanhar o desenvolvimento de uma empresa, alguns fatores precisam ser sempre analisados com mais atenção e cuidado, como a rentabilidade e lucratividade, a fim de identificar se há bons retornos ou grandes prejuízos em suas atividades.

Quem trabalha com gestão de negócios, já sabe o quão importante é manter o capital sempre em alta para impulsionar o funcionamento de um negócio, alavancando o seu desempenho frente aos concorrentes. Afinal, você saberia dizer como está o andamento das finanças da sua organização?

Por mais que o empreendedor precise lidar com muitas demandas e diversas tarefas burocráticas, diariamente, fazer um planejamento financeiro e gerenciar as contas do seu negócio é um dos passos mais importantes para quem deseja obter mais sucesso a longo prazo.

Então, é importante conhecer determinados termos e atentar para a saúde financeira da sua organização, a fim de ter mais segurança e credibilidade no mercado.

Ao longo desse post, reunimos as principais diferenças entre lucro e renda financeira, como calcular esses indicadores e o porquê de acompanhá-los para melhorar a gestão da sua empresa.

Prossiga na leitura desse texto para saber qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade, que são dois conceitos fundamentais para melhorar o desempenho de sua empresa. Vamos lá!

O que é lucratividade?

A lucratividade indica, em forma de porcentagem, qual é o ganho da empresa em relação às vendas efetuadas, associando o lucro líquido à receita total. Ou seja, esse indicador mostra o resultado das vendas, se estas são suficientes para gerar lucros acima dos custos e das despesas da organização.

O cálculo da lucratividade deve multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelo valor da receita total, que se refere ao valor total que entra no caixa. 

Lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100

Por meio do cálculo da lucratividade, é possível tomar algumas medidas, como:

  • analisar o quanto de lucro sua empresa gera após a dedução de impostos e despesas;
  • saber se o seu empreendimento está lucrando acima das vendas;
  • entender os valores necessários para obter margens maiores e manter a empresa em períodos de menos vendas;
  • comparar os seus resultados com os dos concorrentes do mesmo segmento do mercado;
  • pensar em estratégias mais assertivas nos próximos planejamentos e nas futuras tomadas de decisão.

O que é rentabilidade?

Agora você já entendeu o que é lucratividade, mas e rentabilidade? Apresentada em percentual, a rentabilidade também se baseia no lucro líquido, mas serve para mensurar o retorno que um investimento pode gerar à empresa. Nesse sentido, o cálculo da rentabilidade se dá pelo lucro líquido dividido pelo investimento e multiplicado por 100.

Rentabilidade = (lucro líquido / investimento total) x 100

Por meio do cálculo de rentabilidade, você pode:

  • comparar os resultados do empreendimento com os de outros investimentos, como o de ações ou o de fundos imobiliários, por exemplo;
  • saber por quanto tempo a sua empresa pode se sustentar;
  • analisar se vale a pena manter o funcionamento da empresa;
  • identificar se é o momento de lançar novos produtos ou serviços.

Lucratividade e rentabilidade: entenda as diferenças e semelhanças dos conceitos

Apesar de serem confundidos como sinônimos por algumas pessoas, lucratividade e rentabilidade são dois indicadores que possuem diferenças e devem andar sempre juntos, pois a análise destes influencia diretamente na manutenção financeira de um empreendimento.

É importante ressaltar que uma empresa rentável não pode se manter no mercado, a longo prazo, caso não seja lucrativa, e pode ser lucrativa sem apresentar retornos positivos com os seus valores investidos.

Basicamente, a principal diferença entre lucro e renda é que lucro se refere ao que foi recebido por meio de uma comercialização ou um ato econômico, enquanto a renda é um valor a ser recebido regularmente como consequência de investimentos realizados. 

Porém, como foi falado anteriormente, tanto a lucratividade quanto a rentabilidade servem para avaliar diversos fatores em uma empresa, mas devem ser avaliadas em conjunto: é fundamental fazer essa análise constantemente, e não ignorar os detalhes de nenhum indicador, para aprimorar as atividades e o crescimento da sua organização. 

Dessa forma, é necessário analisar a lucratividade e rentabilidade para acompanhar os resultados de negócios, de quaisquer portes ou segmentos, para otimizar os seus processos.

Por que é importante entender e acompanhar esses indicadores?

Ao entender mais sobre os conceitos de lucratividade e rentabilidade, você garante diversos benefícios essenciais, como:

  • saber se a sua empresa consegue resistir a possíveis crises ou situações imprevistas;
  • verificar se as vendas estão gerando os resultados almejados;
  • melhorar o controle de estoque para reduzir prejuízos na rentabilidade;
  • aprimorar os planejamentos financeiros;
  • manter a saúde financeira em dia;
  • melhorar os processos com os gestores e os colaboradores;
  • avaliar quais são os objetivos e as metas que precisam ser transformados, de acordo com as atuais necessidades do empreendimento;
  • identificar possíveis estratégias para aumentar os retornos positivos do seu negócio;
  • reduzir custos e aumentar o lucro líquido;
  • fazer um plano de ação para impulsionar suas vendas.

Além de identificar as semelhanças e diferenças de lucro e renda, é importante acompanhar estes indicadores para avaliar o cenário de finanças da sua empresa e, assim, ter um embasamento mais efetivo sobre o que precisa ser feito para alavancar os seus resultados.

Como é possível observar, rentabilidade e lucratividade são indicadores importantes para monitorar, principalmente, em casos de crescimento do empreendimento ou de crises financeiras no mercado: conhecer os conceitos, acompanhá-los e ter um maior controle dos números da sua empresa, a fim de aprimorar os seus processos a longo prazo.

Como está o andamento desses dois indicadores em sua empresa? Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender mais sobre lucratividade e rentabilidade, e que você consiga desenvolver as ações necessárias para melhorar o panorama financeiro do seu empreendimento, alavancando suas vendas e seus resultados. Aproveite para compartilhar esse texto e ajudar outros empreendedores que você conhece!

Semanalmente publicamos novos conteúdos relacionados a planejamento financeiro, gestão de negócios, empreendedorismo, tecnologia e dicas de marketing. Continue de olho em nosso blog para acompanhar as novidades e obter mais sucesso em suas estratégias. Até a próxima!

×