×
Siga nós

Funil de vendas em Y: como utilizar essa estratégia?

9 agosto, 2021

Reunir as estratégias do Outbound e do Inbound Marketing é uma ótima forma de integrar os leads, e o funil de vendas em Y pode ajudar a sua empresa a fazer isso. Saiba mais sobre essa metodologia!

Você já imaginou otimizar os processos da sua empresa, ampliar as oportunidades de vendas e acelerar os resultados de forma organizada e eficaz? O funil de vendas em Y permite a integração dos leads por meio da combinação das estratégias de Inbound e Outbound.

Com o objetivo de captar leads mais capacitados para fechar melhores negócios, o funil de vendas em Y consiste em unificar os ramos de vendas e marketing para impulsionar o potencial da empresa.

Neste artigo, você vai descobrir mais sobre o que é o funil de vendas em Y, quais são os benefícios dessa metodologia e como aplicá-la no seu negócio. Acompanhe conosco!

O que é funil de vendas em Y?

Diferentemente do funil linear, o funcionamento do funil de vendas em Y consiste em duas entradas para captar mais oportunidades, gerar leads e alcançar metas em conjunto: ele reúne as estratégias e ações do time de inbound (marketing) e da equipe de outbound 2.0 (vendas).

Em vez de utilizar os leads apenas a jornada do consumidor, como no funil mais conhecido, é possível selecionar os que são mais viáveis para uma abordagem outbound e os que devem entrar no fluxo de inbound, ativando o desempenho dos processos e melhorando a relação com os usuários.

Para saber mais sobre como trabalhar em conjunto com essas estratégias e, assim, identificar como aproveitar melhor os leads gerados, é importante entender o funcionamento do Inbound e Outbound 2.0.

Inbound Marketing

O principal objetivo do inbound marketing é atrair clientes em potencial, e isso é feito por meio de estratégias de conteúdo. Para garantir mais sucesso durante esse processo, é fundamental entender os perfis dos clientes da sua empresa e investir em um blog institucional, redes sociais, e-books, e-mail marketing, técnicas de SEO e links padronizados.

Depois de atrair os leads, estes precisam ser convertidos para que a empresa saiba mais informações sobre os clientes, em troca de conteúdos educativos para alimentar o interesse dos usuários e aprimorar o relacionamento entre eles e a marca.

Outbound 2.0

Em vez da atração, conversão e nutrição, que são as práticas do Inbound, o Outbound divide o seu processo em captação, conexão e qualificação. Na primeira etapa, os clientes são captados por meio de ferramentas de prospecção em sites e mídias sociais.

Depois disso, as tentativas de contato normalmente são feitas por fluxos de e-mails: caso o lead apresente uma resposta positiva, é hora de ir para a etapa da qualificação, em que os leads qualificados serão separados dos que ainda precisam ser mais trabalhados.

Por que vale a pena utilizar o funil de vendas em Y?

Se as estratégias de inbound e outbound já dão bons resultados separadas, integrá-las não pode dificultar os processos? A metodologia do funil de vendas em Y pode ajudar a organizar ainda mais as ações da sua empresa, além de alinhar os objetivos e as estratégias entre os times de vendas e marketing.

Para levar os seus resultados mais além, suprir as necessidades da sua organização e, ainda, oferecer melhores soluções aos clientes, é essencial compartilhar as metas entre os colaboradores.

Ao unir os dois modelos, Inbound e Outbound, as oportunidades são aproveitadas de forma mais ampla, a sobrecarga de trabalho é reduzida e a produtividade das equipes aumenta. Confira, a seguir, as outras vantagens dessa metodologia.

Quais são os benefícios do funil de vendas em Y?

Apesar de ser um novo desafio a ser aplicado, o funil de vendas em Y é uma prática que pode gerar diversas vantagens para a sua empresa a longo prazo.

Alinhamento dos setores de marketing e vendas

As equipes de marketing e vendas, quando estão integradas, possuem mais chances de gerar um número maior de leads e gerenciá-los com segurança, praticidade e eficácia, proporcionando resultados de alta performance para a empresa.

Aproveitamento dos processos de Outbound e Inbound

Outro benefício dessa metodologia é evitar o desperdício: os leads do Outbound podem ser mais trabalhados nos fluxos de nutrição do Inbound e os que já foram qualificados podem ser convertidos com mais facilidade, a fim de alcançar as metas definidas.

Monitoramento dos resultados

Por meio da integração dos modelos, o acompanhamento dos resultados se torna mais simples e rápido, o que otimiza o tempo e o trabalho das equipes, diminui prejuízos e contribui na assertividade dos próximos planejamentos de marketing e vendas do negócio.

O que deve ser observado antes de integrar as estratégias de inbound e outbound?

Antes de migrar os leads para as estratégias de Inbound e Outbound 2.0, no funil de vendas em Y, é recomendável atentar para alguns fatores relacionados aos clientes e ao comportamento destes, como:

  • perfil (entender as características do cliente que a sua empresa precisa);
  • interesse (verificar quais foram os conteúdos que mais atraíram os leads nos canais de vendas);
  • maturidade (analisar o nível de preparo dos leads para saber se eles já estão prontos para uma aquisição).

Como alinhar as estratégias com mais eficácia?

Agora que você já entende mais sobre o conceito dessa metodologia e do que deve ser observado antes de efetuar as migrações para as estratégias explicadas ao longo deste artigo, é necessário saber o que deve ser aplicado na prática para alinhá-las e, assim, efetivar o uso do funil de vendas em y no seu negócio.

As principais dicas para ajudar você a alinhar os objetivos de inbound e outbound, são:

  • integrar as equipes de marketing e vendas;
  • ter uma comunicação transparente e eficaz;
  • ouvir as sugestões dos colaboradores;
  • dar feedbacks constantes;
  • entender as dores dos clientes;
  • contar com o apoio de especialistas em marketing;
  • oferecer treinamentos para os colaboradores;
  • fazer planejamentos em conjunto;
  • definir as etapas da jornada de compras e integrá-las no funil em Y;
  • monitorar os resultados e apresentá-los para a equipe;
  • investir em um sistema de gestão.

Já se preparou para treinar o seu time e impulsionar as ações com a implantação do funil de vendas em Y, a fim de aumentar a lucratividade e a performance da sua empresa no mercado?

Confira como liderar à distância e contar com o engajamento das equipes no home office para obter mais sucesso com as suas estratégias. Até a próxima!

×