×
Siga nós

Como lidar com a saúde mental dos colaboradores durante a pandemia

23 fevereiro, 2021

Em meados de março de 2020, a rotina de diversas pessoas mudou completamente em decorrência da pandemia de Covid-19. O home office deixou de ser uma alternativa e passou a ser algo necessário para boa parte dos empreendedores e colaboradores do país, com o objetivo de manter o distanciamento social e evitar o aumento do risco de contágio do novo coronavírus, gerando várias transformações e afetando diretamente a saúde mental.

O impacto proporcionado pelas alterações do trabalho remoto – e do dia a dia em geral – contribui bastante para o agravamento de algumas questões mentais, como depressão, burnout e ansiedade.

De acordo com o artigo Depressão e Ansiedade entre trabalhadores essenciais do Brasil e da Espanha durante a Pandemia de Covid-19, 47,3% dos trabalhadores estão com ansiedade e depressão, e mais da metade destes sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo.

Afinal, como ajudar seus colaboradores a enfrentar esse período de forma menos preocupante e mais saudável? Os últimos meses trouxeram situações jamais vistas antes e, assim, tem sido bastante difícil saber o que fazer para ter um estilo de vida mais leve em meio a tantas mudanças drásticas. Porém, é preciso buscar possibilidades de se atentar às necessidades da sua equipe, indo além da empatia, e exercer o papel de líder da melhor forma possível durante esse período.

Continue a leitura desse texto e saiba como ajudar o seu time a fortalecer a saúde mental, melhorar o equilíbrio emocional e sobreviver à crise. Vamos juntos!

1. Evite falar sobre as notícias em excesso

Estar informado é importante e extremamente necessário, mas os seus colaboradores já devem receber diversas notícias ao longo dos dias e trazer isso para o trabalho pode afetar o desempenho de toda a empresa. Isso porque são muitas informações diárias para digerir a cada semana, prejudicando a capacidade de concentração e absorção do que precisa ser trabalhado.

Caso seja preciso falar sobre alguma notícia, tente focar nas informações mais relevantes para o time, como as novas medidas do Governo do Estado ou sobre a campanha de vacinação, por exemplo. A mídia faz o seu devido papel de informar a população e combater as notícias falsas, então deixe para comentar apenas o necessário com o seu time e priorizar as fontes mais confiáveis, a fim de diminuir os momentos de preocupação e estresse durante os horários de expediente.

2. Melhore a comunicação

 

Sua equipe pode ter vários colaboradores que ocupam o mesmo cargo ou que trabalham com funções semelhantes, mas cada um exerce suas obrigações a seu modo, não é mesmo?

Por mais que os profissionais devam entregar trabalhos com os mesmos objetivos, a forma de execução pode ser completamente diferente, então é preciso ter atenção nesse detalhe: quais são os colaboradores que são multitarefas; quais precisam atender a mais demandas domésticas; quais estão passando por alterações na saúde mental? Esses são alguns questionamentos que você deve fazer para analisar como se comunicar melhor com quem faz parte do seu time.

Um dos passos mais importantes para garantir a integração de um time é entender e respeitar a individualidade de cada um dos seus colaboradores. Compreender os desafios de cada um e buscar formas de lidar com esses processos com mais empatia pode ajudar tanto os colaboradores quanto sua liderança e o desenvolvimento de toda a empresa.

3. Tenha mais flexibilidade

Alguns colaboradores conseguem resolver várias demandas ao mesmo tempo, trabalhando até mais do que o necessário, enquanto outros podem precisar de mais concentração para concluir cada tarefa: é preciso saber as questões que envolvem a rotina de cada um e flexibilizar os horários para evitar possíveis preocupações ou sobrecarga de trabalho.

Ao ter uma comunicação transparente com o seu time, é mais fácil perceber as dores de cada profissional para tomar as medidas mais assertivas de acordo com as situações apresentadas. Se a rotina mudou, por que não flexibilizar mais os horários?

4. Invista em momentos de pausa e bem-estar

Com o trabalho remoto, muitas reuniões precisam acontecer para comunicar determinadas mudanças ou fortalecer pontos importantes de demandas e prazos, mas é preciso separar momentos para ir além das obrigações da rotina.

Que tal separar pelo menos uma hora da semana para trocar ideias mais leves com a equipe? Você pode pensar nesse momento como a hora do lanche ou do happy hour, como preferir, mas o mais importante é ter uma pausa para conversar outros assuntos que não tem a ver com o trabalho – e que podem fazer toda a diferença na saúde mental da equipe durante esse período de quarentena.

5. Ofereça auxílio médico

Como você deve saber, lidar com questões que afetam a saúde mental é um grande desafio que pode se agravar ainda mais em um período pandêmico, influenciando também a saúde física das pessoas.

Por isso, é extremamente necessário oferecer atendimento médico à equipe. Também é importante fortalecer o setor de RH para lidar com as questões dos colaboradores, de forma mais próxima, frequente e empática.

Outra dica é convidar um profissional de psicologia ou psiquiatria para conversar com a equipe, de forma mensal ou trimestral, a fim de ajudar seus colaboradores a lidar com essa crise e prepará-los para o período pós-pandemia.

Vale lembrar que você, como empreendedor e líder, também precisa cuidar da sua saúde mental para continuar contribuindo no bem-estar emocional e físico da sua equipe.

6. Reconheça o trabalho do seu time

Trabalhar à distância mudou muitos aspectos na forma de lidar com a equipe, mas é fundamental continuar oferecendo feedbacks com constância: você pode separar um ou dois dias na semana para fazer isso, já deixando agendado com cada colaborador o momento com ele, por exemplo.

É recomendável não apenas buscar soluções ou melhorias para as entregas de cada profissional, mas saber reconhecer o que cada um fez de bom durante aquele período. Reconhecer os pontos positivos, enxergar o progresso conquistado e falar sobre as metas alcançadas são algumas maneiras de motivar a sua equipe, aumentando o engajamento e a produtividade dos colaboradores.

Esperamos que nossas dicas ajudem você e sua empresa a contribuírem para o bem-estar físico e mental de seus colaboradores durante esse período de pandemia, proporcionando melhores resultados a longo prazo.

Continue de olho em nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, empreendedorismo, vendas, marketing, tecnologia e finanças. Até a próxima!

×