×
Siga nós

6 estratégias de marketing digital para aumentar os seus resultados

5 agosto, 2021

Você deseja aumentar as suas vendas, gerar mais competitividade, enfrentar crises com mais facilidade e ampliar a carteira de clientes, mas não saber por onde começar? Investir em estratégias de marketing digital é uma ótima escolha!

Apesar de a internet estar cada vez mais cheia de “gurus” do marketing, que prometem resultados de alta performance a curto prazo, ao contar com profissionais que realmente são especialistas na área, a sua empresa pode investir nas estratégias de marketing ideais para suprir as suas necessidades.

Com a pandemia de Covid-19, diversas pesquisas mostraram mudanças significativas no que refere aos avanços da tecnologia e ao uso das mídias sociais no dia a dia: 70% dos brasileiros passaram a utilizar as redes sociais com mais frequência; o consumo de streaming subiu 73% em 2020; 7 milhões de pessoas fizeram compras online pela primeira vez, e o e-commerce brasileiro teve mais de 90 milhões de pedidos realizados somente no 1º semestre de 2020.

Esses números são realmente impactantes e analisá-los é fundamental para elaborar os próximos planejamentos da sua empresa. Se você ainda está em dúvida sobre o que é preciso mudar, vale atentar para quais são as suas estratégias atuais e como você tem aprimorado a relação com o público da sua marca. 

Isso porque as ações de comunicação e marketing estão se tornando mais relevantes devido aos novos hábitos dos consumidores, e você pode utilizar essas informações para se preparar e atender às novas demandas deles.

Quer saber como aproveitar melhor as oportunidades para vender mais e conquistar novos clientes, além de fidelizar os atuais? Neste artigo, reunimos as principais 6 estratégias de marketing digital que você pode utilizar para garantir mais sucesso com o seu negócio. Siga conosco e faça uma ótima leitura!

 

1.Marketing de Conteúdo

 

Você já pesquisou o produto ou serviço que queria para comparar preços antes de comprá-lo? A verdade é que, muitas vezes, há ofertas similares e o que pode fazer diferença é a imagem ou o posicionamento da marca escolhida.

Portanto, é essencial investir em marketing de conteúdo não somente para melhorar o ranqueamento da sua empresa nos sites de busca, mas também para se comunicar com o público, apresentar os seus valores, construir autoridade no mercado e destacar os diferenciais do seu negócio no segmento em que atua.

Vale ressaltar também que, ao investir em marketing de conteúdo e utilizar técnicas de SEO, é necessário fazer atualizações constantes nos canais utilizados, a fim de melhorar o alcance e fortalecer a presença online da sua empresa.

2.Inbound Marketing

 

Conhecido como um conjunto de estratégias de marketing para captar clientes e convertê-los para as vendas de uma empresa, o Inbound visa segmentar o público por meio de um funil de vendas para oferecer as soluções ideais em cada etapa da jornada do consumidor.

Ao elaborar uma estratégia de Inbound, um dos principais objetivos é alcançar mais clientes: para isso, é importante saber quais são as suas atuais necessidades e quem é o seu público, a fim de pensar nas melhores soluções.

O Inbound Marketing trabalha bastante com Marketing de Conteúdo, por isso é importante investir em um site institucional para a sua empresa, um blog para fazer publicações com técnicas de SEO manter presença nas redes sociais em que seus clientes participam, e construir uma boa lista de e-mails para se comunicar com os clientes, por exemplo.

 

3.Marketing de Relacionamento

 

Você já presenciou clientes defendendo alguma marca? Se sim, provavelmente, essa empresa deve ter investido bastante em marketing de relacionamento. Essa estratégia, quando feita de forma eficaz, não apenas pode diminuir gerenciamentos de crise, mas também transformar os consumidores em fãs, defensores e divulgadores.

Além de melhorar a satisfação dos clientes, a sua empresa ainda pode adquirir diversos outros benefícios ao construir uma boa comunicação com eles, como:

  • atração e fidelização de usuários;
  • geração de competitividade no mercado;
  • aumento na rentabilidade;
  • mais facilidade para superar crises;
  • expansão no número de vendas;
  • melhorias nos resultados.

 

4.Marketing de Produto

 

Para efetivar as estratégias de marketing de produto, é importante pensar em meios de apresentar novos produtos ao mercado, como:

  • criar mensagens sobre o produto;
  • desenvolver o diferencial competitivo;
  • definir o perfil dos clientes;
  • alinhar as equipes de vendas e marketing;
  • estabelecer os objetivos a serem alcançados;
  • elaborar o plano de lançamento.
  • realizar o conteúdo a ser publicado para o lançamento.

 

5.Links patrocinados

 

Uma das principais estratégias de marketing digital que geram resultados com mais rapidez é a de links patrocinados, em que é possível pagar pela quantidade de cliques para otimizar o tempo e as finanças investidas na campanha da sua empresa.

A fim de obter melhores resultados com essa estratégia, é indicado conhecer os seus clientes, segmentar o público da marca, ter uma página de vendas, interagir com as pessoas e monitorar os dados obtidos.

 

6.Marketing de experiência

 

Com os avanços tecnológicos e o aumento da interação de usuários na rede, a interatividade entre marcas e público também tem crescido bastante no meio digital.

O marketing de experiência ou o marketing sensorial busca trabalhar a relevância da marca, utilizando interações e experiências com as pessoas por meio dos sentidos, pensamentos e emoções.

Como melhorar as estratégias de marketing da sua empresa?

Antes de escolher quais estratégias você deve investir, é fundamental analisar quais objetivos devem ser trabalhados, quais necessidades precisam ser supridas e quais são as soluções mais buscadas pelo público da sua marca. Além disso, há outros cuidados que a sua organização deve ter para impulsionar as estratégias, como:

  • integrar canais de comunicação e vendas;
  • acompanhar as ações dos concorrentes;
  • fazer um benchmarking;
  • utilizar um sistema de automação;
  • monitorar as campanhas e os resultados constantemente;
  • elaborar um planejamento antecipado com metas alcançáveis;
  • ter uma comunicação transparente com a equipe;
  • pesquisar as tendências do segmento da sua empresa;
  • contar com o apoio de especialistas em marketing digital;
  • priorizar métricas que impactam nas vendas, como o ROI, CTR e CAC;
  • se comunicar com os clientes de forma próxima e eficaz.

Não há a melhor estratégia para a sua empresa, pois isso depende de diversos fatores, então é válido avaliar o cenário da sua empresa e estudar as estratégias de marketing digital para escolher as que mais se encaixam no momento. 

Esperamos que as nossas dicas ajudem você a impulsionar os resultados da sua marca. Para saber mais informações sobre o marketing digital, confira como utilizar estratégias para multiplicar o seu faturamento. Até a próxima!

×