×
Siga nós

5 despesas que você pode reduzir na sua empresa

12 março, 2021

Você já sentiu dificuldade em aumentar a lucratividade da sua empresa e ainda não sabe o que fazer para diminuir os custos? Saber como aumentar os lucros, manter as vendas em alta e reduzir despesas são alguns dos principais objetivos de muitos empreendedores que desejam obter mais sucesso no mercado. 

Ainda mais em períodos de crise econômica, ter uma boa gestão financeira, fazer investimentos assertivos e diminuir as despesas são pontos fundamentais para contribuir no desenvolvimento do negócio.

Algumas organizações não conseguem manter a sua taxa de lucratividade devido aos diversos custos e, por isso, acabam não tendo a oportunidade de manter as portas abertas. Afinal, como ter mais segurança em períodos incertos na economia?

Para ajudar você a controlar as finanças e alcançar suas metas, se destacando perante à concorrência, reunimos as dicas de 5 despesas que você pode reduzir desde já na sua empresa. Prossiga na leitura desse texto com a gente e descubra!

Qual é a diferença entre custos e despesas?

Antes de partir para as principais despesas a serem reduzidas, é importante saber como diferenciá-las dos custos de sua empresa. Afinal, você sabe dizer as características de cada um desses termos?

Custo basicamente se refere aos gastos com o produto final, sendo ligados à aquisição ou produção de mercadorias, como:

– mão de obra e matéria-prima;

– gastos de fabricação;

– manutenção de máquinas e equipamentos;

– materiais de conservação e limpeza;

– embalagens.

Despesa remete aos gastos realizados para manter a administração da empresa, mantendo a estrutura em funcionamento e não contribuindo para a geração dos produtos a serem comercializados, como:

– alimentação fornecida para os colaboradores;

– aluguel do ambiente comercial;

– contas de internet, energia e água;

– materiais de escritório.

Ou seja, não estão relacionados à produção do produto final, mas são gastos extremamente necessários para as áreas comercial, financeira, marketing e desenvolvimento.

Tanto os custos quanto as despesas podem ser separadas em fixas e variáveis: custos ou despesas fixas são as que não variam de acordo com o desempenho e a produção da empresa, enquanto as variáveis podem variar de acordo com a quantidade de vendas.

Saber como diferenciar os gastos é muito importante para ajudar você a ter um controle mais efetivo nas finanças de sua empresa. Agora que você já entendeu como diferenciar as despesas, descubra quais são as que podem ser reduzidas.

1.Economize a energia elétrica

A conta de luz é uma das primeiras despesas que podem ser reduzidas. É  importante fortalecer o senso de dono e o propósito de ter hábitos mais sustentáveis e econômicos na cultura organizacional da empresa, a fim de inspirar os colaboradores a terem mais atenção com o uso da energia.

Além de aproveitar a luz solar durante o dia, é recomendável seguir algumas outras dicas, como:

– desligar as luzes de salas e corredores que estão vazios;

– desligar os computadores e outros aparelhos elétricos no horário de almoço e na saída;

– usar o ar condicionado com moderação.

2.Escolha as melhores opções de telefone e internet

Não dá pra imaginar mais como uma empresa pode funcionar sem telefone e internet, não é mesmo? Por serem ferramentas fundamentais, é interessante pensar em formas de economizar com elas também.

Se sua empresa precisa fazer muitas ligações ou se a internet precisa ter uma alta velocidade para suprir as necessidades de vários colaboradores, é importante identificar quais são os planos mais adequados para você e sua equipe.

Ao utilizar o CNPJ do seu negócio, você pode garantir serviços mais econômicos. Então, vale a pena pesquisar e comparar os valores das operadoras antes de fechar negócio, a fim de adquirir melhores condições e menos despesas.

3.Ofereça utensílios para bebidas

Separar um tempinho para tomar água ou café é importante, mas como diminuir o consumo dos copinhos descartáveis?

Para evitar o alto consumo de plásticos e reduzir essa despesa, você pode incentivar o uso de canecas ou copos individuais.

Outra dica é fornecer esses utensílios para os colaboradores, oferecendo modelos personalizados ou organizando uma cozinha com materiais disponíveis para o uso, deixando os descartáveis apenas para clientes ou visitas.

4.Planeje antecipadamente o estoque da sua empresa

Ter um bom controle de estoque pode salvar a sua empresa de muitos prejuízos ou problemas com a imagem de sua marca, então é fundamental ter atenção às necessidades do mercado para evitar a perda de dinheiro e o aumento das despesas.

Você pode investir em um sistema de automação para otimizar as atividades da sua equipe, analisar o histórico de vendas e os perfis dos clientes, avaliar as entradas e saídas, planejar as suas compras, gerenciar o estoque com mais segurança, melhorar o armazenamento de suas mercadorias e diminuir os riscos de possíveis perdas.

5.Tenha um regime de tributação adequado

Outra despesa muito frequente – e que pode ser reduzida – é a de gastos com impostos e tributos. No Brasil, há três tipos de regime tributário para pessoas jurídicas: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. Como saber qual é o que mais se encaixa na sua organização?

Algumas empresas costumam pagar mais por não contarem com um regime de tributação adequado, então é indicado contratar contadores consultores para analisar a melhor escolha para o seu negócio.

Ao ter a ajuda de uma consultoria especializada, você consegue descobrir como reduzir seus prejuízos e simular os próximos gastos de sua empresa.

Considerações finais

Reduzir despesas é algo que pode ser feito a partir de pequenos hábitos, mas faz uma grande diferença a longo prazo. Portanto, não é um processo rápido, mas deve ser incentivado constantemente para os colaboradores terem a oportunidade de se envolver juntamente com você, facilitando a busca por diminuição de gastos e desenvolvimento assertivo

Conta pra gente: quais dessas dicas você já pratica para economizar mais em sua empresa e quais você quer começar a implementar com a sua equipe? Aproveite para aplicá-las, e compartilhe esse conteúdo para ajudar mais empreendedores que você conhece.

Para conferir mais conteúdos sobre gestão de finanças, empreendedorismo, tecnologia, vendas e economia, é só continuar acompanhando o nosso blog. Até mais!

×